sexta-feira, maio 05, 2006

Lei do Retorno

Luvas de borracha, máscara cirúrgica, proteção para os cabelos (um lenço de oncinha). Pronto. Ah, faltava um avental. Mas eu não tenho avental, vai assim mesmo. Aproveito o sol forte que apareceu depois de semanas nebulosas e úmidas e vou para o terraço armada para enfrentar a missão de limpar o tenebroso mofo que tomou conta do meu maior patrimônio: minhas bijouterias.


Foi enorme o desespero ao notar, por conta da maldita chuva que quase destruiu meu humilde casebre, que meus mais preciosos bens, quase patrimônios imateriais da humanidade, estavam sendo atacados e corroídos por venenosos, asquerosos e ultrajantes fungos baianos. Gritei de pavor ao divisar a coloração esverdeada que tomava conta dos meus inúmeros colares, pulseiras, brincos e anéis feitos dos mais diversos materiais encontrados na natureza, tais como cascas de coco, sementes coloridas, e palhas trabalhadas, bem como de penas raras e madeiras minuciosamente esculpidas, advindas dos mais exóticos e distantes rincões de nosso país.


Arrasada, pensei: ?não! Isso não pode ficar assim!?. Decidida a tomar providências urgentes, sentei na cama e chorei. Depois de alguns minutos percebi que estava contribuindo para o aumento da umidade em minha palhoça e contive as lágrimas. ?Não! Isso não pode ficar assim!?, e liguei pra mamãe. Ela, com grande utilidade, me deu uma pequena aula sobre a origem dos fungos, também chamados de bolor, o que aumentou ainda mais minha aflição e asco. Ela também explicou que há uma diferença de status na questão fungos x bolor, pois o segundo pode manchar. Ótimo. Resolvi tomar uma iniciativa drástica e definitiva, e fui reclamar com dona Raquel, a proprietária do imóvel. Versada nos fatos da natureza, dona Raquel proferiu interessante explanação a respeito da complexidade do Reino Fungi, e do desenvolvimento de seus membros em épocas e chuva, acrescentando que roupas também poderiam mofar. Excelente. Corri para o armário. temerosa. Amanhã farei algumas doações em roupas para os mais necessitados, não só é bom a gente ser solidária como também porque não vou lavar aquela merda.


Olho, desanimada, para o amontoado de colares, pulseiras, brincos e anéis que, junto à garrafa de álcool em gel Mais por Menos, compõem um cenário desolador. Pensei em seguir o conselho de Felipe, que, por e-mail, disse: "bota as coisas no sol enquanto passa blondor na perna!!! vai ficar ótimo!" Mas logo fui demovida da idéia ao lembrar do processo de invasão de privacidade realizado pelos pedreiros da obra do hotel da frente, cuja maior diversão é acompanhar minha animada rotina e, quiçá, me pegarem sem roupa (fato este que já se sucedeu). Não que eu seja grande coisa, mas uma rainha sempre atrai as atenções de seus súditos.


E é estupenda a paciência, quase de um monge budista, com a qual vou limpando cada conta, cada semente, cada grão, na dolorosa tentativa de livrar meu tesouro do maldito bolor. Aproveito para entoar alguns mantras e meditar. Reflito sobre a quantidade inestimável de espécimes vegetais que foram abatidos para satisfazer meus caprichos viciosos. Penso na ditadura da moda, no capitalismo selvagem, na destruição de imensos ecossistemas só para alimentar minha cruel vaidade. Sinto a culpa pesando sobre meus ombros, e entendo, assim, que esta talvez tenha sido a resposta que a Mãe Natureza encontrou para vingar seus filhos sacrificados.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nunca pensei que chovesse tanto por essas paragens... Há produtos específicos para limpar fungos e mofos. Procura em drogarias. Mas a recuperação não é total e vais ter algumas perdas.
Bom domingo com sol.
Beijo.
Barba

8:05 AM, maio 07, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Lulu, você voltou muito inspirada!!!! Adorei os dois posts!!!
Saudades, sua doidinha!
Bjocas

5:05 PM, maio 09, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Lulu, você voltou muito inspirada!!!! Adorei os dois posts!!!
Saudades, sua doidinha!
Bjocas

5:05 PM, maio 09, 2006  
Blogger Cristina Boeckel said...

Tenho confiança em sua habilidade e sei que você conseguirá recuperar suas bijuterias com um primoroso trabalho de restauração. Ah! E não pense no desastre ambiental que você provocou: esta é a lei da selva.

6:33 PM, maio 09, 2006  
Anonymous Anônimo said...

hahaha..
Dei mta risada aqui pelo jeito como vc escreve. Mto bom.

E boa sorte com o bolor ou fungo...sei lá. Eu teria um treco se fosse com as minhas bijus tbm..:)

Bjos!

8:25 AM, maio 10, 2006  
Blogger Brena Braz said...

Lulu, figura!
O final do texto foi a melhor! uahauhauahua
Só vc mesmo.
Beijos... xo acabar de ler...

11:47 PM, maio 11, 2006  
Blogger Alice said...

Errr...
Se realmente for uma vingança da Mãe Natureza, será que ela não vai ficar mais puta ainda com o massacre dos fungos?
.c.u.i.d.a.d.o.

11:54 PM, maio 15, 2006  
Blogger lipeburger said...

lulu, vc é tudo na existência de um ser humano gripado e trancado em casa pela falta de reais!
te amooooo!
anne disse pra mim que vc não volta nunca mais! É verdade lulu?? Ou anne só está tentando me desestabilizar? Ai tantas questões...
De qualquer forma, anne é cruel pq se ela sabe disso, poderia me poupar dessa informação!
Vou mandar mauro tacar uma pedra no telhado dela! vou sim...

beijos
saudades!

6:37 PM, maio 16, 2006  

Postar um comentário

<< Home